Please download to get full document.

View again

of 9
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.

Bom (bill of material)

Category:

Engineering

Publish on:

Views: 0 | Pages: 9

Extension: PDF | Download: 0

Share
Related documents
Description
1. BOM (Bill of material) o que é? É uma descrição clara e precisa da estrutura de um produto. É a “receita” de como se faz o produto, identificando componentes,…
Transcript
  • 1. BOM (Bill of material) o que é? É uma descrição clara e precisa da estrutura de um produto. É a “receita” de como se faz o produto, identificando componentes, quantidades, operações, materiais complementares e matérias-primas. O verdadeiro Know How de uma empresa está nessa “receita” que vale dinheiro e tempo.
  • 2. Tipos de BOM  BOM Simples: a estrutura de materiais chamada de “simples” é aquela que apresenta apenas dois níveis, sendo o nível 1 composto pelos materiais que compõem o produto, e o nível 0, o próprio produto finalizado.
  • 3.  BOM Padrão: é a BOM que apresenta vários níveis. Ela é utilizada quando há a necessidade de planejamento e controle de produção de forma a criar itens intermediários que facilitarão ou a estocagem ou a montagem do produto final.
  • 4.  BOM de Planejamento: é usada quando o item que se quer produzir possui muitas opções de montagem ou combinações possíveis. Para facilitar, cria-se uma BOM de planejamento, ou seja, os itens serão agrupados por módulos, assim quando alguma variação for necessária basta apenas ajustar um ou mais módulos, sem a necessidade de se ajustar a BOM toda. Outra situação onde a BOM Modular pode ser implantada é no caso de haver a necessidade de manter estoque do tipo assemble-to-order. É feita a produção e a estocagem dos módulos, e, quando o cliente fizer o pedido, basta fazer a combinação necessária para se obter o produto final conforme o pedido do cliente.
  • 5.  BOM Genérica: este tipo de BOM não pode ser usada diretamente para o planejamento da produção ou manufatura, pois trata-se de uma representação genérica de uma família de produtos. Ao invés de se fazer uma BOM para cada um, faz-se apenas uma BOM genérica que representará toda a família de produtos para fins de controle da configurações dos produtos.
  • 6.  BOM de Manufatura: a BOM de manufatura é como se fosse uma instrução de produção. Nela, além da estrutura do produto e dos materiais é relacionada também a ordem das operações, tal qual um guia para a fabricação do produto.
  • 7.  BOM para Informação: este tipo de BOM pode ser “indentada”, quando se usa uma alternativa à representação gráfica onde os níveis mais altos da BOM são postos à esquerda de uma tabela e vão decrescendo para a direita, incluindo os itens do processo de montagem/manufatura; a BOM de informação “de onde é usado”, é quando se relaciona os “itens pais” num primeiro nível de relação direta e em seguida os “itens pais” nos quais os componentes são usados de forma indireta (chama-se este tipo de “BOM de informação” de “implosão”); a BOM de informação “custeada”, ocorre quando se adiciona os custos dos itens à BOM indentada; BOM de informação de “matriz”, é quando se utiliza um gráfico para indicar os itens comuns em uma mesma família de produtos; e a BOM de informação “resumida”, quando se listam todos os itens apenas uma vez (mesmo que determinado item seja usado mais de uma vez) com suas respectivas quantidades.
  • 8.  Fontes  http://www.numa.org.br  www.arenasolutions.com  https://www.smartsheet.com
  • Search Related
    We Need Your Support
    Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

    Thanks to everyone for your continued support.

    No, Thanks